Sachê higiênico abre-fácil (1º lugar no Prêmio PlastDesign/Simperj 2009)
- velosodaniel
- 20 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de fev.
O sachê higiênico abre-fácil foi um projeto desenvolvido com o objetivo de facilitar a abertura dos tradicionais sachês de condimentos, que muitas vezes exigem um considerável esforço para serem abertos sem a ajuda de instrumentos. Ao mesmo tempo, ele também aumenta a higiene desses sachês, já que, nos sachês comuns, após a abertura, o conteúdo alimentício escorre pela parte externa da embalagem, que foi manuseada e ficou amplamente exposta a contaminantes.
O novo sachê consiste de duas abas protetoras levemente coladas (soldadas) que, ao serem abertas pelas orelhas, servem de pega para facilitar a abertura do bico injetor do sachê (colado por uma solda mais forte). Este bico, por conduzir mais precisamente o conteúdo alimentício, evitando que transborde, e por estar protegido de contaminantes pelas abas seladas, faz com que o sachê seja mais higiênico e prático.
Este projeto foi desenvolvido por interesse pessoal e virou uma patente de modelo de utilidade e um 1° lugar no Prêmio PlastDesign/Simperj 2009.
Um grande aprendizado neste projeto também foi a dificuldade de vendê-lo à indústria. Nunca consegui, até que acabei por abrir mão da patente. Hoje, com mais experiência, eu teria tentado vendê-lo de forma diferente, não às indústrias mas a grandes cadeias de gastronomia. É mais fácil atrair interesse das indústrias quando você já tem compradores interessados.
Talvez tenha me faltado também um perfil mais vendedor, que até hoje eu trabalho pra desenvolver. Não é essencial pra designers, mas ajuda qualquer profissional, especialmente profissionais na área de produto.


