top of page

Repolítica - descobrindo seu candidato ideal

  • velosodaniel
  • 9 de fev.
  • 2 min de leitura

Lançado na eleição de 2010 e no ar até 2014, o Repolítica era um site que ajudava o eleitor a encontrar candidatos com o seu perfil de uma forma eficiente e igualitária, evitando distorções de campanhas mais caras ou mais conhecidas. O eleitor respondia um questionário indicando o seu perfil político e o sistema apresentava a lista dos candidatos mais adequados para ele. Era especialmente útil para o legislativo, porque, em vez do usuário ter que escolher entre milhares de candidatos diferentes, comparando as características de cada um, ele poderia pesquisar numa lista com apenas alguns candidatos, já filtrando os mais parecidos com o seu perfil.


Os perfis dos políticos eram preenchidos de forma colaborativa, por usuários do site, ou pelos próprios políticos que administravam seus perfis. Com os dados objetivos dos perfis conseguíamos comparar os candidatos e dar mais clareza às posições de políticos que mudam o discurso de acordo com o público.


Bastante revolucionário na época, e, infelizmente, sem sucessor até hoje, em 2010 teve 150 mil usuários únicos durante a eleição, e 500 mil em 2014, além de muitas citações na imprensa. Usamos majoritariamente estratégias de viralização de conteúdo a partir dos próprios usuários, que gostavam de divulgar os candidatos que a plataforma sugeria a eles. Além disso, fizemos um bom trabalho de assessoria de imprensa.


Foi um produto com muitas funcionalidades pensadas para divulgação. Rankings, testes, perfis… Eu gosto sempre de pensar produtos não apenas no aspecto do problema que eles vão resolver, mas também na forma como eles serão divulgados. Se ele fosse simplesmente um questionário com um resultado, não teria tido a mesma repercussão.


Infelizmente na época eu ainda não tinha experiência pra pensar na perenidade do produto e nem num modelo de negócio sustentável. O Repolítica morreu por falta de fôlego financeiro. Mas a ideia ainda é super atual e necessária.


Também fizeram parte da equipe: Eduardo Nicodemos, Rodrigo Rego e Raphael Leng Li.









Jornal O Dia
Jornal O Dia

Jornal O Globo
Jornal O Globo
Jornal Estadão
Jornal Estadão


 
 
bottom of page