top of page

Pri Marques - um condomínio bem gerido é qualidade de vida

  • velosodaniel
  • 11 de fev.
  • 2 min de leitura

É comum dizer que, para criar um produto, você precisa pensar num problema a resolver. Mas, muitas vezes, essa abordagem não é o único fio condutor do projeto. Muitos produtos são criados a partir do potencial disponível. Essa é a história, por exemplo, do ventilador Spirit, desenvolvido pelo escritório Índio da Costa. Uma fábrica de fitas VHS precisava se reinventar após o fim dos VHS e contratou o escritório de design com esse fim. Avaliando o maquinário disponível e a expertise dos funcionários, o Índio da Costa desenvolveu o icônico ventilador de duas pás, que foi um grande sucesso.


No caso da Pri Marques, eu ajudei a Priscilla Marques a identificar os seus potenciais e mapear onde poderia aplicá-los para resolver problemas.


O fato da Priscilla ser minha esposa facilitou esse mapeamento, que eu já tinha na minha cabeça muito mais claro que ela. Mas é um mapeamento que dá pqra desenvolver pqra qualquer pessoa, num tempo relativamente curto.


Consiste em avaliar tudo o que a pessoa já fez na vida, o que fez bem, o que fez mal, o que mais gostou de fazer e o que não gostou, além de seus potenciais e limitações físicas, fisiológicas, cognitivas e emocionais. Os acessos e contatos da pessoa também pode ser relevante identificar.


A Priscilla é alguém que já tinha tido experiências gerenciais, organizando processos e pessoas; tem uma grande capacidade de resolver problemas burocráticos; e conhecimento na área do direito.


Após uma experiência muito ruim com um síndico profissional, avaliamos que ela teria capacidade de resolver os problemas do nosso condomínio de forma muito superior. E aí fomos pesquisar sobre o mercado de sindicatura profissional, mapeando tarefas, processos, custos, receitas e oportunidades. E identificamos como seria possível fornecer um serviço de excelência nesse mercado.


O negócio deu certo, e, após alguns anos, a Priscilla hoje é referência nessa área.

Atualmente o maior desafio é tentar tornar esse negócio mais escalável sem perder a excelência no serviço.


É importante lembrar que o design de produto não se resume ao glamour de projetar interfaces digitais para empresas de tecnologia, ou pensar pensar em novas linhas de negócio para grandes empresas. Um serviço de bairro de baixa tecnologia, se bem planejado e operado, pode ser bastante lucrativo.


O pensamento estratégico e criativo não deve ser limitado a uma única categoria de empresa, e quanto mais variadas as nossas experiências, mais a gente ganha potencial pra resolver problemas e inovar.

 
 
bottom of page