Appoie - Dando apoio ao político que merece
- velosodaniel
- 11 de fev.
- 2 min de leitura
Um breve projeto com uma proposta similar ao Repolítica, só que com uma estratégia para não ser sazonal.
Durante a eleição o Appoie funcionaria como o Repolítica, indicando os candidatos com o perfil do eleitor e, mais ousadamente, também indicando os candidatos em quem o eleitor não deveria votar. Porque no sistema de voto proporcional que temos, ao votar em um candidato, você ajuda a eleger outros da coligação, mas, às vezes, esses outros pensam de forma muito diversa do seu candidato. Então o Appoie indicava também os candidatos cuja coligação tinha mais a ver com o eleitor, pra ele não correr o risco de eleger, por tabela, alguém muito fora do seu perfil.
Já no pós-eleição, ele funcionaria como uma ferramenta de pressão popular. O eleitor poderia dar seu apoio a um político de cada esfera (1 deputado federal, 1 vereador etc). Se o político o desagradasse profundamente ou recorrentemente, poderia perder seu apoio, que seria dado a outro político da mesma esfera.
A estratégia de divulgação foi baseada em assessoria de imprensa com a matéria "em quais políticos você não deveria votar", ao mesmo tempo contando com um sistema de compartilhamento de candidatos não recomendados.
A ideia do projeto agradou, a estratégia de marketing funcionou e ele explodiu de acessos antes do que pensávamos. Foram 20 mil usuários só na primeira semana. Com isso o backend não suportou a alta demanda e tornou a experiência extremamente lenta para todos, gerando uma grande frustração. Em paralelo, a Apple fazia exigências esdrúxulas pra aprovar o app na App Store, o que inviabilizou a publicação da versão de iPhone durante o período da eleição.
Foram problemas longos e complexos de resolver e, com isso, perdemos o timing da eleição para fazer a divulgação inicial do projeto.
O Appoie nos gerou uma frustração tão grande que ele acabou morrendo ali mesmo.
Mas valeu pelo exemplo de que uma estratégia de marketing bem planejada e executada pode ser explosiva.
Também foi um projeto muito importante pra evidenciar a necessidade de validação das interfaces ainda no layout. Perdemos muito tempo programando e reprogramando interfaces que não estavam eficazes.
Fez parte também da equipe o desenvolvedor Guto Marzagão

